RSS

Tão simples quanto...




                             Nos dias atuais religião virou moda/tendência e muitos são simpatizantes de Deus. Não basta ser religioso, tem que ser da mesma igreja que o artista fulano ou beltrano frequenta. Não basta ser grato por tudo que Cristo fez nos dando vida, é preciso receber, receber e receber. Mas e Jesus, onde fica nessa história? E esse cristianismo tão barato e sem fundamentação nenhuma, nos firma em algo? Segundo pesquisas realizadas acerca desse assunto, o índice de pessoas que se declaram cristã/ protestantes é tão alto quando o índice de pessoas que se dizem “desviadas”. 

                     Aproximar-se do Senhor é tão simples quanto tomar água. Falar com Ele também, mas podemos dizer que surgiu o empreendedorismo religioso, onde a benção pode ser comprada com ofertas de alto valor financeiro e que não é preciso obedecer aos mandamentos fundamentais da bíblia. Ah, também não posso esquecer-me dos falsos moralistas, dos que se ensoberbecem por conhecer muito das histórias bíblica e dos “santinhos” que apontam tudo e todos, mas são tão fétidos quanto... Diante de toda essa situação, acredito que muitos estão simplesmente correndo atrás do vento, porque ao mesmo tempo que as pessoas “compram” sua amizade com Deus e não procuram entender o verdadeiro cristianismo, elas também são descriminadas por outros que também não entenderam o verdadeiro cristianismo e acham que pra ser amigo(a) de Deus é preciso viver um martírio, excluindo-se e limitando-se com hipocrisias. 

                              Se observarmos, Jesus não tinha um templo onde só naquele local era que ele ia realizar milagres, não, claro que não. Ele era simplesmente obediente a Deus, humilde e praticante do amor ao próximo. Assim, posso perceber que o verdadeiro cristianismo é isso, só isso, simples assim. Enfeitar demais, cobrar demais, exigir demais e usar o nome de Deus em vão só para se sobressair em algumas situações é a mesma coisa que tirar o Senhor do centro e torna-lo só mais um acessório do seu manequim gospel. É preciso decidir fazer a vontade dEle, é preciso entender que bênçãos não são bens que podem ser comprados. Afinal, o maior preço já foi pago na cruz. É preciso entender que julgando as pessoas não as levará a nada, é preciso entender que podemos falar com Deus onde quer que estejamos, não necessariamente dentro de um templo. Assim, devemos viver por Cristo e para Cristo procurando a cada dia fazer a vontade dEle, somente dEle.                                                    



Cintia Barros

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Escolhas...



Ao amanhecer, já temos que escolher entre ficar deitado ou levantar mesmo contra a vontade. Escolher comer isso ou aquilo, vestir essa ou aquela roupa, atender ou não o celular, ir embora ou ficar em um determinado lugar, obedecer ou ignorar a vontade de Deus. E assim, somos acostumados a sempre decidir algo em nossa vida, mas mesmo com tanta experiência em tomada de decisão, por muitas vezes fazemos escolhas erradas e pagamos um preço muito alto por isso. A palavra de Deus diz em I Co 6:12: “ ...tudo me é licito, mas nem tudo me convém...” temos o livre arbítrio para seguirmos por estradas que quisermos, agir da forma que desejarmos, mas não podemos escolher quais consequências iremos ter pela escolha que fizermos. É algo obvio, não posso colher laranja se eu plantar uvas. 

Certa vez, ouvi uma pregação onde à missionária dizia que muitas pessoas achavam que ser cristão é viver sem escolhas, que é sempre estar debaixo de doutrinas e regras, mas ela justificou com uma resposta sabia que dizia: “Se sou cristã, isso já é uma escolha, escolher fazer a vontade do Senhor é algo que decidi entre fazer minha vontade e fazer a vontade de Deus.” Momentos de tribulação, dúvidas, inconstâncias todo mundo tem,“ Um cristão não é poupado dos problemas, ele é poupado nos problemas” que esses momentos sejam aproveitados para estarmos mais próximos e atentos ao que realmente o Senhor quer para nossa vida. 

Esperar que Deus sempre nos responda de forma audível é estar  insensível ao toque do Espirito Santo. O silêncio do Senhor também pode ser uma resposta, devemos entender que não é porque escolhemos servi-lo que Ele é obrigado a nos responder a todos os questionamentos. Às vezes a resposta é discreta como uma brisa, mas só a percebemos se realmente estamos esperando algo vindo dEle. Se camuflarmos escolhas e mascararmos desejos, a vontade de Deus sempre vai ser uma tortura, um sacrifício, uma penitencia em nossas vidas. 

Renunciar, dizer não, é difícil, mas só se torna impossível se não tivermos outra escolha. Por isso, temos a Cristo como a escolha mais certa que podemos fazer, porque Ele escolheu nos amar mesmo sabendo que não seria amado por todos. Contudo, coloquemos nossos anseios, sonhos e desejos diante do Senhor e tenhamos a certeza de que a escolha certa é quando optamos pela obediência a Deus.  


Cintia Barros 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crer e confiar...


Você já teve a sensação de estar nos bastidores à espera da próxima cena de sua vida? O palco está escuro, você aguarda que as luzes se acendam e a cortina suba. O primeiro ato pode ou não ter corrido bem, mas nesse meio tempo você passou por um intervalo prolongado e começa a duvidar se o segundo ato vai mesmo começar.

Quantas vezes permanecemos nessa espera? Aguardamos na esperança de que as coisas mudem, que algo aconteça, que a vida volte ao normal. Esperamos por mais tempo ou mais dinheiro. Esperamos que o relacionamento melhore, que a porta certa se abra, que a pessoa certa surja. Esperamos que alguém note. Esperamos, esperamos, esperamos. 

Não gostamos de esperar. Queremos ação. Deus diz, porém, que a espera pode ser boa, porque é assim que aprendemos a ter paciência. Respondemos que não há nada de errado com a paciência, mas queremos agora!

Descobri que é melhor considerar esses períodos como tempos de espera no Senhor. Tente isso. Vai ver que é muito mais fácil esperar em Deus do que ser paciente com as circunstâncias. Esperar no Senhor lhe dá a sensação de que algo está acontecendo, só que você não pode ver. Você fica esperando, animado, o próximo passo do agir de Deus. Ele está sempre se movendo em sua vida. 

Se você continuar andando com Deus e der os passos que sabe serem certos, vai chegar aonde precisa ir. Pode parecer que está levando tempo demais, mas NÃO DESANIME. Deixe que ele a sustente nesse intervalo. Diga a si mesmo que vai descansar no Senhor e aguardar por ele com paciência.

"Não devo andar ansiosa por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as minhas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o meu coração e a minha mente em Cristo Jesus. Finalmente, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o meu pensamento."


(autor: desconhecido)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Amar é...



Conhecemos o amor através de condições. Amamos se... Amamos quando... Amamos porque..., essa frase faz parte do começo de uma musica da Mariana Valadão. Ouvi e fiquei me perguntando, afinal, Se Deus é amor e o recebemos de graça, porque criamos condições para poder amar alguém? Criamos condições porque queremos limitar esse amor ou não o sabemos partilhar como Deus realmente quer. 

Se o amor é algo que não podemos comprar, se seu valor é imensurável, por que as vezes o banalizamos? Banalizamos porque as vezes não sabemos seu real valor e achamos que amar é somente troca de favores.  “Ama teu próximo como a ti mesmo” o próximo não é só seus amigos e familiares, é tudo mundo. Como é difícil amar a quem nos machucou, a quem acabamos de conhecer ou quem literalmente não nos é interessante em nada. Para amar precisamos nos humilhar e se despojar de todos os EU’s, não conheço nenhum orgulhoso ou egoísta que saiba amar.  

Amar é ajudar a superar momentos difíceis, é dá as costas não por ingratidão, mas para carregar o outro quando estiver cansado, é abrir mão de algo que só iria satisfazer a você e mudar para algo que satisfaça a vários, é perguntar se “está tudo?” não só por curiosidade ou habito, mas por preocupação e interesse em ajudar, amar é fazer a vontade de Deus, não pelo o que ele é, mas por sermos gratos por Ele nos amar primeiro e por NUNCA nos abandonar, mesmo quando o colocamos fora dos nossos planos. Oh Jesus, nos ensina a amar como o Senhor nos amou e ama, nos ensina a perdoar como o Senhor nos perdoa e que a única condição para amarmos ao próximo seja o cumprimento do teu querer. 

Cíntia Barros

(Vídeo - Crianças definem o que o AMOR - By Jô Soares)



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O alvo é...




Traçamos metas, miramos alvos, fazemos planos e mais planos. E , quando achamos que estamos no caminho certo, na mira para o tiro certeiro, tudo muda, parece que a mente perde a conexão com a alma e aquele caminho tão desejado não nos motiva mais, perdemos a mira do alvo e os planos não passam de meros rascunhos. Vivemos em um eterno equilíbrio, desequilíbrio e equilíbrio, conforme o conhecimento que vamos adquirindo. Agimos por impulso, por instinto, por amor, ódio, gratidão e até por pena.  

Muitas vezes parece que somos folhas levada pelo vento. Corremos tanto, nos preocupamos tanto que passamos de dias sem nem olhar para o céu e só percebemos que o Sol está ali, porque a pele queima. Inconstâncias de humor, palavras que machucam e atitudes que desestruturam nosso estado emocional fazem parte do dia-a-dia do ser humano. Hoje estamos vivendo o futuro do ontem, mas parece que não percebemos que o futuro é todos os dias, qual será o dia do futuro? Amanhã? O amanhã chamaremos de Hoje.

Claro que é difícil se reerguer quando somos frustrados, decepcionados ou perdemos a direção sem nem perceber.  Ser cristão, acreditar em um Deus que pode todas as coisas, não nos isenta de passar por provações ou decepções, por isso não devemos jogar a culpa de nossas falhas em Deus. 

Será que o que tanto sonhamos ou planejamos é realmente o melhor para nós?  O Senhor tem os melhores planos e sonhos para nossa vida, sonhar os sonhos de Deus não é tão fácil, mas é a melhor escolha. É ter a certeza de que os sonhos não serão frustrados ainda que o mundo e as circunstâncias digam não, que os desequilíbrios da vida tentem nos derrubar. Assim diz o Senhor, se o nosso alvo e o centro da nossa vontade for agradar a Deus, as demais coisas nos serão acrescentadas. Que assim seja na minha vida e na sua. 

Cíntia Barros

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Conhece-te a ti mesmo...




Saímos da nossa zona de conforto com o objetivo de conhecer outros lugares, cultura ou idioma, mas quando chegamos a nosso destino final descobrimos que fomos levados até ali para conhecer o nosso Eu. Estar em um lugar ou país onde ninguém te conhece e descobrir que em muitos aspectos nem você se conhecia, as vezes se torna assustador. É estranho perceber que conhecemos muitas coisas, mas não nos conhecemos. Explorar nossas emoções, dosar nossos sentimentos, dar valor ao que nunca tínhamos nos atentado, conviver com uma saudade que insiste em nos trazer a memória todas as pessoas que amamos, é um desafio diário. Descobrimos que a saudade se torna um sentimento onde podemos resumir os outros. Até mesmo porque só a sinto se eu amava ou amo, gostava ou gosto ou me interessava por algo que ficou ou simplesmente deixei para trás.

Sempre achamos que conforme a regra, doutrina e todos os princípios, nossa família deve sempre nos amar, e por muitas vezes não damos valor a esse sentimento, mas quando estamos longe, distantes do nosso meio familiar sentimos e temos a real certeza do valor desse amor. Não existe e nunca terá em nenhum lugar do mundo alguém que nos ame mais do que eles.  Descobrimos que amigos são bens preciosos, adquiridos conforme o tempo que dedicamos a cada um deles e quando estamos longe esse tempo é devolvido com demonstrações de carinho, palavras de conforto e a notoriedade de uma saudade recíproca.

Por muitas vezes defrontar-se com a solidão e perceber que ela é a única companhia, faz com que deixemos de ouvir a voz dos outros e passemos a perceber com mais sensibilidade a presença do Espirito Santo nos consolando e falando ao nosso coração, lá no intimo, no mais profundo da nossa alma. Então, ele começa a trabalhar nosso caráter, maneira de pensar, forma de olhar o mundo e vai alicerçando nossa fé, até mesmo quando não nos basta somente crer. E assim, começamos a crer que existem amigos mais chegados que um irmão, crer que podemos fazer a diferença na vida de alguém, crer que Deus nos ama incondicionalmente e independente de onde quer que estejamos.

Cíntia Barros.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

@pegos...



Quando criança muitas vezes gostamos das pessoas pelo o que elas nos dão ou fazem por nós. “se o vovô me der uma boneca, dou um beijo nele”. “se a mamãe me deixar jogar vídeo game, eu digo que a amo” e assim crescemos com esses princípios e métodos toscos de nos apegarmos primeiro ao o que as pessoas têm ou podem fazer por nós. Podemos mensurar quanto custa os bens palpáveis e virtuais, mas nunca poderemos mensurar os sentimentos, seja ele bom ou ruim.

Estamos vivendo uma realidade de apegos e desapegos tão constante que os sentimentos mais puros perderam seu valor. Tornaram-se combinação de letras e sinais do teclado. Ver um amigo na “cam”, teclar com ele no “msn” já basta, não precisa encontra-lo. E assim vamos nos apegando e desapegando conforme  o site de relacionamento ou canal de conversa. Isso está nos levando ao desapego a vida. É  mais fácil escrever vários “kkk” pra dizer que estou sorrindo do que sorrir na frente de um amigo, tá mais na moda  mandar um emotion de uma bonequinha abraçando do que abraçar e sentir o calor e afeto do outro.

Amizades efêmeras, juras de amor que não ultrapassam um “sign out”. Parece que nosso coração se transformou em um pen-drive com pouca capacidade de memória e que rapidinho temos que deletar alguém para colocar outro sem se importar no quanto aquele alguém foi importante ou  representou em nossa vida.

Com essa corrida desenfreada da tecnologia, de tudo muito imediatista, terminamos absorvendo isso de uma forma tão forte que fazemos assim também com as pessoas e com Deus. Queremos que Deus nos responda rápido, sem ‘perder’ tempo, e alguns acham que a bíblia está ultrapassada e não se enquadra mais na realidade do mundo moderno e tão desprovido de sentimentos.
Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre será. O amor que não podemos comprar, sentimos pela sua graça. O carinho que não podemos pegar emprestado, recebemos por sua misericórdia. 

Devemos nos apegar a Deus e desapegar das coisas que não edificam que não alimentam a alma. Não posso dar amor se não o tenho. Não sentirei o prazer de abraçar se sempre uso um teclado pra expressa-lo. O avanço tecnológico é bom? Sim, claro que é, a globalização pede passagem, mas não devemos esquecer que somos humanos e fomos criados com sentimentos seja ele de amor ou só atração.  Demonstrar afeto e apego no mais real sentido da palavra é tão moderno quanto o que ainda está por vir.

Cíntia Barros

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS