As histórias que sempre ouvi e li quando eu era criança, eram divididas em momentos de muitas lutas, tristezas, alegrias..., mas o final sempre terminava com um "E ficaram felizes para sempre!" As novelas também são resumidas assim, depois de muitas tragédias, mistérios e confusões, tudo termina com um "Final feliz!" São criadas "metas" para se conseguir a felicidade que tanto se busca. Conceituam muitas situações, coisas e até praticas para o caminho da felicidade.
Parece até que existe formula, data e limite para ser feliz. Por conta disso, criasse um desejo de conseguir a felicidade, e caso contrário, à pessoa será infeliz. Ex.: casar, ter filhos, ter muito dinheiro...Claro que todos esses exemplos são ótimos e proporcionam muita felicidade para aqueles que realmente os reconhecem e os valorizam. O que não podemos esquecer é que a felicidade não é uma pessoa, uma coisa, um lugar ou situação.
Uma pessoa pode se sentir muito feliz com uma bicicleta velha e outra pessoa pode sentir desprezo e ficar triste com aquele mesmo objeto. Tudo é uma questão de querer, aceitar e entender que a felicidade é uma escolha, independente de qualquer coisa. Não precisamos esperar o amanhã, planejar ou vislumbrar a felicidade para os dias vindouros. Se agirmos assim, ficaremos esperando eternamente por dias felizes que podem ser hoje, agora, já.
Quando valorizamos o que temos e somos gratos por isso, podemos entender quão simples e fácil é ser feliz. A felicidade não tem preço, nem melhor momento para ser sentida. Em tudo é possível se sentir gozo na alma, só depende de como a vemos e a encaramos. Um ponto primordial para termos certeza que a felicidade é uma escolha, é a confiança no Senhor.
Se escolhermos confiar nEle, em I Tessalonicenses 5:18, nos orienta: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." Então, quando escolhemos ser gratos a Deus por tudo e quando valorizamos tudo o que Ele nos proporciona, fica fácil ser feliz, tornasse simples o que muitas vezes achamos utópico.
O Senhor quer que encaremos situações difíceis de cabeça erguida e confiantes nEle. Em João 16:33, ele falou: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Que assim seja, que a felicidade seja vista e sentida todos os dias. Que seja percebida nos mínimos detalhes e sentida pelo fato de estarmos vivos e por existir um Deus que nos ama incondicionalmente.
Cíntia Barros